quarta-feira, 16 de julho de 2008

Medicina por amor


"... a história da medicina é uma história de vozes. As vozes misteriosas do corpo: o sopro, o sibilo, o borborigmo, a crepitação, o estridor. As vozes inarticuladas do paciente: a queixa, o relato da doença, as perguntas inquietas. A voz articulada do médico: a anamnese, o diagnóstico, o prognóstico. Vozes que falam da doença, vozes calmas, vozes anciosas, vozes curiosas, vozes sábias, vozes resignadas, vozes revoltadas. Vozes que se querem perpetuar: palavras escritas em argila, no pergaminho, em papel; no prontuário, na revista, no livro, na tela do computador. Vozeiro, corrente ininterrupta de vozes que flui desde tempos imemoriais e que continuará fluindo." (A paixão transformada: história da medicina - Moacyr Scliar).

Nunca tive a ilusão de que medicina era o curso mais "encantado" e cheio de felicidade de todos(com certeza não). É por isso e por outros que sou vidrada nesse curso.

Tem coisa mais linda que o corpo humano,não só a estética por fora, mas também o funcionamento por dentro. Não o escolhi com o intuito principal de ajudar as pessoas,(pois teria várias maneiras mais simples de contribuir com a humanidade-isso é fato)mas a idéia de passar boa parte da minha vida numa sala de cirurgia, por exemplo, me fascina.

Já pensei em psicologia(é irresistível tentar entender a mente humana), odontologia(com certeza, é uma parte do corpo humano que possui muitos detalhes satisfatórios), veterinária(imaginar o funcionamento de um corpo, mesmo não sendo um ser humano, é demasiadamente interessante). Mas de todos eles nenhum satifaz a minha vontade como medicina.

Fora tudo isso, (podem até me chamar de estranha ou doida) e as horas no plantão, a correria...isso me atrai. O tempo que eu teria para ampliar meus conhecimentos, ou situações inusitadas.

Não posso falar muita coisa sobre isso, afinal ainda sou mais uma estudante tentando vestibulares. Só que é isso tudo que não me fez desistir. Imaginar que nunca poderei "abrir uma pessoa" é no minímo um incomodo. Já vi vídeos de cirurgias e autópsias, e fico me perguntando...como um ser consegue passar mal em ver o que tem dentro dele mesmo. (hauhauhauhauh)Eu preciso ver uma ao vivo. =D~~
Hoje estou postando apenas um texto meio vago por sinal. Precisava relembrar do por quê sempre quis esse curso. Só não sei se me daria muito bem como cirurgiã plástica...não pra esse casos. huaauhauhahhauha

Um comentário:

Comentador Fiel disse...

Medicina é o curso que tem mais suicídios. Hihihi

Mas é também o curso que melhor exemplifica as duas faces da moeda.